Motor à combustãoMotoristas de carro, de caminhões ou mesmo pilotos de moto. Todos sabem da necessidade de fazer a troca de óleo dos motores à combustão. Entretanto, sabemos que muitas dúvidas permanecem no ar quando esse é o tema.

Há quem diga que o óleo precisa ser trocado a cada 10000 quilômetros, há quem diga que é bom trocar ao menos um vez por ano…

Para sanar as principais questões sobre a troca do óleo lubrificante do veículo, hoje vamos nos debruçar sobre o tema respondendo esses e outros questionamentos.

Vamos aprender?

A função do óleo do motor

Você provavelmente sabe da importância do óleo para o motor. Carros, motos, caminhões e outros todos os outros veículos que funcionam com motor à combustão, todos eles precisam do óleo para funcionar corretamente.

Como o próprio nome sugere, o óleo é essencial pois lubrifica os componentes internos do motor permitindo que seu funcionamento, mesmo que por longos períodos, ocorra sem desgaste demasiado.

A função do óleo no motor

Se a ideia da lubrificação é evitar o atrito entre as peças, a falta de lubrificação pode causar severos danos até mesmo o travamento completo do motor.

Uma outra função do óleo do motor é a manutenção da temperatura. Levando a ideia do atrito dos componentes internos do motor ao extremo, os metais em contato direto por longos períodos poderiam derreter!

Uma terceira função do óleo lubrificante é permitir a limpeza do motor.

Acredita?

Pois é! A queima dos combustíveis através da sua explosão controlada gera uma grande quantidade de sujeira e boa parte destas impurezas escoa junto com o fluido na hora da substituição do lubrificante.

O mesmo acontece com pequenas partículas de metal que se soltam do motor, as famosas limalhas. Elas se depositam no fundo do cárter, que é de onde o óleo é retirado sempre que é trocado.

Como se não bastasse, o óleo também atua como agente de vedação e é responsável pela proteção das peças metálicas do motor contra os efeitos da oxidação. Já imaginou o estrago que a ferrugem pode causar nas partes móveis de um motor à combustão?

A escolha do óleo correto

 

A escolha do óleo

Com tantas funções, a utilização do óleo correto e de boa qualidade pode melhorar o consumo de combustível do veículo e prolongar a vida útil do motor.

Para escolher o óleo lubrificante correto para o motor, o importante é checar o manual do proprietário do veículo e recorrer à indicação da própria montadora.

Nada de “ouvi dizer que esse é bom” ou “conheço uma pessoa que usa um melhor”!

A fluidez e outras propriedades do óleo fazem dele uma variável essencial na durabilidade e no desempenho do motor.

Assim como você deve tomar alguns cuidados com a pintura do veículo para que ela permaneça bonita por mais tempo, a troca do óleo é um cuidado essencial para ter o motor funcionando melhor e por mais tempo.

Escolher o óleo correto evita gastos desnecessários, manutenções corretivas imprevistas e a depreciação do veículo.

Verifique o o manual do veículo para saber o tipo de óleo, sua viscosidade e outras especificações que o fabricante determina como ideal para o seu motor.

Onde trocar o óleo

A troca do óleo pode ser feita tanto nas concessionárias autorizadas quanto em lojas especializadas em óleos lubrificantes.

Nossa recomendação é que você se certifique de que os profissionais são realmente capacitados e sabem exatamente qual o melhor óleo para o seu veículo.

Alguma dúvida quanto à troca de óleo?

Esperamos que com essas dicas você cuide bem do seu veículo e não negligencie a troca de óleo lubrificante.

Manter o óleo sempre em boas condições preserva o motor e é uma das formas de evitar a depreciação do veículo.

Exclusive Proteção Veicular

De todo modo, nunca é possível prever quando o motor do veículo pode nos deixar na mão. Por isso, conte com uma APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro.

A EXCLUSIVE DO BRASIL oferece uma proteção veicular legal, confiável e que te deixa absolutamente tranquilo com relação a uma série de coisas, incluindo panes elétricas e mecânicas.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa equipe está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora! Por isso, se surgir alguma dúvida, fale conosco!