O tema da nossa publicação de hoje é comum em rodas de amigos e também no Google. Muita gente quer saber qual a melhor associação de proteção veicular e a resposta é bem mais complexa do que parece.

O primeiro ponto a ser observado é a idoneidade da APV, afinal, não adianta contratar a proteção veicular e, quando precisar, não poder contar com ela.

Para jogar luz sobre o tema, vamos conversar a respeito da escolha da proteção veicular. Você vai ver o que é preciso observar e como descobrir, afinal, a melhor associação de proteção para o seu veículo.

A proteção veicular

Como sempre, vamos começar do princípio com a definição de proteção veicular.

Proteção veicular é uma forma de proteger seu veículo sem gastar tanto quanto gastaria fazendo um seguro.

Quem se associa para ter a proteção do seu veículo arca com uma parte predefinida do rateio feito em um determinado período. Para simplificar, normalmente esse valor não varia e, quando varia, dependendo do número de associados, varia poucos centavos ou poucos reais para cada membro.

Em outras palavras, o motorista associado divide com os outros associados os custos dos eventos que ocorrerem em um determinado período (normalmente mensal).

O valor gasto com todos os roubos, furtos, colisões e outros problemas com os veículos dos associados são levantados e somados para posteriormente serem divididos e cada motorista associado paga uma pequena parte.

O valor que cada associado paga mensalmente é, via de regra, bem menor do que ele pagaria para ter um seguro tradicional.

A administração do serviço de proteção de veículos é feito por uma associação de proteção veicular e um dos fatores que mais influencia o valor mensal da proteção é o seu número de associados.

Além da quantidade de associados, o custo da mensalidade também depende da quantidade de eventos ocorridos e de uma série de outros fatores.

A proteção veicular tem objetivo similar ao objetivo do seguro mas obviamente são coisas distintas. Já falamos aqui no blog sobre as diferenças entre seguro e proteção veicular.

A escolha da melhor associação de proteção veicular

Para determinar qual proteção veicular é superior, recomendamos começar a checar os benefícios que a associação oferece.

É preciso checar se há proteção para terceiros, se há algum tipo de restrição para a proteção, se a associação protege o carro em todo o território pelo qual você pode vir a trafegar, se o preço cobrado é justo, se a proteção pode ser feita para o seu veículo ou se ele não se adequa às normas da associação, etc.

Vejamos alguns deles com profundidade…

A proteção para terceiros

Você identifica uma boa associação de proteção veicular avaliando a amplitude da sua cobertura. Você não deve ter que pagar mais caro para contar com a proteção para terceiros.

Boas associações deixam o motorista associado tranquilo caso ele provoque um acidente, afinal, nesse caso o veículo do terceiro será coberto e não existirá nenhuma taxa adicional à mensalidade.

A ideia é proteger seu carro e, adicionalmente, os veículos envolvidos em acidentes que você provocar.

A proteção sem restrição

Existem associações de proteção veicular que simulam as seguradoras exigindo garagem para que o veículo seja protegido. Existem também aquelas que não protegem veículos de pessoas de idade ou de motoristas recém-habilitados.

Essa é uma outra forma de identificar se a associação de proteção veicular é boa. Verifique sempre se existe algum tipo de restrição para aplicação da proteção do veículo.

Com uma proteção veicular realmente eficiente, você não vai precisar se preocupar com o local onde o veículo será estacionado, não precisará se preocupar com quem poderá tomar conta da direção e nem tampouco precisará pensar sobre seu histórico com seguradoras.

O alcance geográfico da proteção veicular

Uma associação de proteção veicular definitivamente não é boa se não conseguir proteger seu veículo dependendo do local onde você andar.

Já imaginou você indo para a praia e, quando mais precisa de apoio, a sua associação te nega o auxílio?

Pois é! É preciso checar, antes de contratar, se a proteção veicular em questão cobre todo o território nacional ou se ela cobre apenas alguns pontos do país. Se a associação for boa ela protegerá seu veículo pelo menos no Brasil todo.

Os preços cobrados

O custo da proteção veicular é um outro ponto que diferencia as boas associações de proteção veicular das que não são tão boas assim, afinal, muita gente escolhe a proteção veicular justamente pelo custo reduzido.

Normalmente o valor mais acessível só é possível quando há um grande número de associados. Por isso, em última instância, boas associações normalmente são associações grandes, com mais de cinco ou dez mil associados.

Proteção para qualquer veículo

Muitas associações são boas, mas não trabalham especificamente com o seu veículo. Por isso é importante checar se a sua escolha pode de fato proteger seu veículo.

Aqui na EXCLUSIVE DO BRASIL, por exemplo, não importa se você tem uma moto ou um caminhão, nós protegemos seu veículo!

A indenização do seu veículo

Aqui está outro ponto que você pode verificar na hora de escolher a associação para proteger o seu veículo. Se a escolhida não pagar o valor integral da tabela FIPE do seu veículo em casos de furto, roubo ou perda total, é melhor repensar essa opção.

Boas associações pagam o valor total do seu carro nestas situações. Se ele for roubado, caso ele se envolva em um acidente e o conserto do carro não for vantajoso… A restituição tem que se feita de acordo com o valor total da tabela FIPE.

A agilidade e a observância dos prazos

Uma outra forma de identificar uma boa associação de proteção veicular é perguntando aos associados como a associação lida com os prazos.

A agilidade na restituição, a seriedade com que ela lida com os processos internos para apurar roubos, realizar reparos, etc. Tudo isso deve ser levado em conta pois quando você precisar é assim que a associação vai tratar o seu caso.

A melhor associação de proteção veicular

Exclusive Proteção VeicularDe forma bem objetiva, a melhor associação de proteção veicular é a EXCLUSIVE DO BRASIL, que trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis e tem uma avaliação excelente no Google justamente por observar todos esses pontos que citamos.

A EXCLUSIVE tem uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, entre em contato.

Com a publicação de hoje, esperamos que tenha ficado claro qual a melhor associação de proteção veicular e que, quando for proteger seu carro, leve isso em conta para fazer uma boa opção. Um grande abraço e até a próxima!