A proteção veicular é um assunto sempre em pauta pois, se por um lado ter um veículo significa praticidade e conforto, por outro, especialmente nos grandes centros urbanos, a grande quantidade deles vem se mostrando a causa de diversos problemas.

Existem transtornos respiratórios devido à queima de combustíveis como o álcool e a gasolina, existe a questão dos engarrafamentos, existem também a possibilidade de se envolver em acidentes e de ser vítima de furtos roubos. Em maior ou menor quantidade, tudo isso se faz presente na vida de quem lida com o trânsito.

A boa notícia é que existe também uma boa forma de lidar com uma série desses problemas! É o que chamamos de proteção veicular.

A ideia de contratar uma proteção para o veículo se mostra vantajosa em diversos aspectos e isso faz com que cada vez mais motoristas procurem proteger seu veículo recorrendo às associações de proteção veicular.

Entretanto, quando a ideia é preservar o seu carro desses problemas, uma dúvida é recorrente:

O que é proteção veicular?
Como funciona a Proteção Veicular?
Como a Associação de Proteção Veicular funciona?

No mercado desde 2016, a EXCLUSIVE DO BRASIL tem uma experiência sólida nesse ramo e hoje vai te mostrar exatamente a definição de proteção veicular.

Proteção veicular – O que é?

Proteção veicular é uma maneira de proteger o veículo sem gastar tanto quanto gastaria fazendo um seguro. Quem se associa para ter a proteção do seu veículo arca com uma parte predefinida do rateio feito em um determinado período.

Em outras palavras, o motorista associado divide com os outros associados os custos dos eventos que ocorrem todo mês. O valor gasto com todos os roubos, furtos, colisões e outros problemas com os veículos dos associados são levantados e somados para posteriormente serem divididos e cada motorista associado paga uma pequena parte.

O valor que cada associado paga mensalmente é, via de regra, bem menor do que ele pagaria para ter um seguro tradicional.

A administração do serviço de proteção de veículos é feito por uma associação e um dos fatores que mais influenciam o valor mensal da proteção veicular é o número de associados.

Além da quantidade de associados, o custo da mensalidade também depende da quantidade de eventos ocorridos e de uma série de outros fatores.

A proteção veicular tem objetivo similar ao objetivo do seguro mas obviamente são coisas absolutamente distintas. Em uma outra oportunidade falaremos com mais profundidade sobre as diferenças entre essas duas maneiras de proteger seu veículo, ok?

Como surgiu a proteção veicular?

No Brasil, as primeiras Associações de Proteção Veicular surgiram em meados dos anos 1980, no estado de São Paulo. Contudo, a ideia só começou a crescer posteriormente na cidade de Betim, em Minas Gerais, quando os caminhoneiros que transportavam veículos, cargas inflamáveis e outros tipos de cargas, não conseguiram trabalhar com seguradoras convencionais.

Na época, os caminhoneiros que trabalhavam com algumas cargas específicas viam nas seguradoras tradicionais um custo elevadíssimo, que podia chegar a 50% do valor da carga. Outros, nem tinham a possibilidade de pagar para fazer o seguro pois o mercado securitário simplesmente não fazia a cobertura.

Como se não bastassem os caminhoneiros, vários outros perfis ficavam impossibilitados de contratar essa segurança patrimonial: taxistas, empresas de locação de veículos, motoristas que tinham veículos de passeio mais antigos ou de alto risco de furto/roubo…

Naquele tempo diversos perfis também eram excluídos em função de informações como endereço, restrições financeiras, histórico de acidentes, etc. Dessa forma restritiva, as seguradoras tradicionais cobriam apenas 25% do mercado.

Foi nessa conjuntura que a Proteção Veicular surgiu. Em um mercado absolutamente carente de alternativas de proteção patrimonial e veicular.

Desde a origem das associações de proteção de veículos no Brasil, esse serviço se mostrou uma excelente solução para a insegurança pública e também para o total descaso por parte das empresas seguro tradicional.

Como funciona a proteção veicular hoje?

O serviço de proteção veicular oferecido hoje funciona de forma simples e sem burocracia. Aqui na EXCLUSIVE DO BRASIL não fazemos análise de crédito, não consultamos o SPC nem o SERASA, não analisamos também o perfil do motorista, seu histórico de acidentes, furtos e roubos…

Basta solicitar enviar seus dados e os dados do veículo! Simples, rápido e objetivo!

Obviamente existe um regulamento vigente e ele precisa ser lido e muito bem compreendido, mas, em linhas gerais, você tem uma série de benefícios assim a partir do momento em que se associa.

Cada Associação oferece seus diferenciais. Aqui temos um clube de benefícios, que é a possibilidade de ter descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros.

Oferecemos também acesso a taxi, hospedagem, socorro elétrico, socorro mecânico, chaveiro, reboque e central de atendimento a qualquer hora do dia.

Garantimos o pagamento de até 100% da tabela FIPE em casos de furto, roubo ou perda total do seu carro. Além de furtos e roubos, cobrimos colisões, incêndio, chuvas de granizo, inundação, alagamento e muito mais.

Para saber exatamente como funciona nosso serviço de proteção, não deixe de ler o regulamento.

Dúvidas quanto à proteção de carros, motos e outros veículos?

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Temos uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, esperamos que tenha ficado claro o conceito de proteção veicular e, nos próximos textos, conversaremos um pouco mais sobre outros detalhes desse universo de proteção de veículos, estamos combinados?

Grande abraço e até a próxima!