Falamos muito sobre como o associativismo é uma excelente opção para as pessoas superarem desafios e dificuldades de forma coletiva. Além disso, já deixamos claro aqui no nosso blog as diferenças entre proteção veicular e seguro. Nos últimos meses recebemos diversas ligações de pessoas confundindo associações de proteção veicular e cooperativas de proteção veicular e esses dois conceitos são absolutamente distintos.

Se você não sabe bem a diferença entre Associação e Cooperativa, a conversa hoje é contigo. Vamos te mostrar de A a Z as diferenças entre Associações e Cooperativas e você vai entender porque APV é uma opção tão vantajosa para a maior parte da população.

Conceito de Associação

AssociaçãoPor definição, associação é a reunião de pessoas para a resolução de problemas coletivos e transposição de desafios e obstáculos do grupo.

Associações são organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal, etc.

São instituições que não tem fins lucrativos e normalmente possuem como objetivo a ajuda mútua entre os sócios.

No universo da proteção veicular, as Associações são organizações que materializam essa ajuda mútua realizando o rateio dos prejuízos ocorridos mensalmente com o veículo dos membros.

A associação é o manifestação prática do associativismo que consiste essencialmente na união de pessoas em prol das mesmas metas de uma maneira organizada.

O associativismo tem fortalecido a sociedade contemporânea como um todo, desde a educação, quando se organizam escolas de forma associativa por pais de alunos. Profissionais da área de saúde também têm se associado objetivando redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Os nichos que descobrem o poder da associação de pessoas se beneficiam enormemente! Da segurança à diversão passando pela cultura e pelo turismo, a associação de pessoas é a prova de que a união faz a força.

Conceito de Cooperativa

CooperativaSe por um lado a Associação é a união de pessoas com o mesmo objetivo sem que o grupo queira produzir lucros com tal atividade, a Cooperativa tem uma natureza diferente.

Por definição, Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. Existem algumas premissas para a constituição de uma cooperativa:

  • a convergência de propósitos e interesses;
  • a ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços;
  • a obtenção de resultado útil e comum ao grupo.

Apesar de não estar explícito nesse conceito de Cooperativa, na prática o que se tem é uma instituição formada por membros com objetivos comuns e que visam a obtenção de lucro com a atividade que executam.

Cooperativas são entidades comuns no Brasil e certamente você já viu algumas de táxi, algumas de produção de leite, produção de alguns artigos do campo como frutas e verduras, etc. Todas são cooperativas que querem lucrar com a sua atividade.

Diferença entre associação e cooperativa

A diferença entre as associações e as cooperativas está basicamente no objetivo da sua constituição. As cooperativas visam o lucro e as associações não.

Por isso, quando você estiver pensando em proteger seu veículo, tenha em mente que as cooperativas estão mais próximas das seguradoras do que das Associações de Proteção Veicular, afinal, o mercado de seguros também quer lucrar com a cobrança da anuidade.

A APV é a única instituição que não visa o lucro com a cobrança da mensalidade dos membros. A mensalidade é definida para arcar com eventuais prejuízos envolvendo o veículo dos associados e também para arcar com a estrutura da associação.

Conclusão

Ficou claro a diferença entre associações de proteção veicular e cooperativas de seguro? A necessidade do lucro coloca as cooperativas e empresas de seguro muito distantes das associações que trabalham ativamente para minimizar os custos da proteção do patrimônio do grupo.

Fica nítido que a proteção veicular compensa quando o objetivo é essencialmente proteger seu veículo sem ter que arcar com as altas anuidades do setor de seguros.

Com uma mensalidade baixa, a associação ainda consegue manter a disponibilidade de reboque, arcar com hospedagem, com transporte alternativo, com táxi e vários outros benefícios garantidos aos membros da APV.

Se ainda tem dúvida com relação a esse tema, fale conosco! Conheça as vantagens da proteção veicular e pare de gastar dinheiro com seguradoras e cooperativas que visam o lucro. Associe-se pois trabalhamos com proteção veicular para carros, motos, utilitários e caminhões.

A Exclusive de Brasil é uma Associação de pessoas que se preocupam verdadeiramente com a sua tranquilidade.

Grande abraço e até a próxima!