A depreciação do carroÉ inevitável que o veículo perca valor no exato momento em que sai da concessionária. Essa depreciação é natural por uma série de fatores, mas pode ser atenuada se o motorista se precaver de algumas formas.

E seguindo nosso objetivo de te dar dicas práticas para você viver mais tranquilo gastando menos, hoje nossa publicação vem te ensinar, na prática, o que é e como calcular a desvalorização de veículos. Vamos listar algumas dicas simples e objetivas para que, com pequenos hábitos, você consiga manter o valor do seu carro o mais alto possível até o dia da venda.

Ficou curioso? Então vem aprender!

A depreciação do veículo

Chamamos de depreciação o processo natural que acontece com tudo que você compra. É uma redução gradual do valor do bem associado, dentre outras coisas, ao desgaste provocado pelo seu tempo de uso.

Um carro sofre depreciação, uma máquina agrícola sofre depreciação, um avião, um barco, um móvel doméstico, equipamentos fotográficos… Nenhum produto está imune à desvalorização pelo tempo de uso.

Com o passar do tempo, as coisas precisam de manutenção e a depreciação é inevitável.

Quando falamos de veículos, seja ele um carro, um caminhão ou uma moto, a desvalorização é o valor que se perde com o decorrer do tempo.

Como calcular a depreciação do veículo

Como calcular a depreciaçãoA própria Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, criadora da tabela FIPE, ensina como calcular a depreciação do veículo.

A seguir descrevemos a fórmula da depreciação do veículo:

Valor no ano anterior – Valor no ano seguinte;
Divide o resultado acima pelo Valor no ano anterior;
Multiplica o resultado acima por 100.

Para calcular a desvalorização de um carro de 2019 para 2020:

(45.000 – 39.900) / 45.000 = 0,1133.

0,1133 X 100 = 11,3%.

Isso significa que, neste exemplo fictício, o veículo perdeu 11,3% do seu valor no primeiro ano de uso.

Vale dizer que, normalmente, quanto mais velho for o veículo, menor será a depreciação anual.

A quilometragem também faz muita diferença, afinal, as negociações são feitas por pessoas e elas checam o uso efetivo do veículo no momento da compra, ou seja, quanto mais rodado for o carro, maior será a desvalorização.

Adicionalmente, amassados, riscos e outros danos influenciam fortemente a depreciação do veículo na hora da venda.

Mais adiante conversaremos aqui no nosso blog sobre algumas formas de mitigar a depreciação do seu veículo. Fique ligado!

Dúvidas quanto à depreciação do veículo?

Exclusive Proteção VeicularA depreciação é inevitável e é preciso lidar com ela de forma inteligente. Os cuidados com o veículo são indispensáveis para garantir que a queda no valor do veículo seja a menor possível.

E ter o veículo sempre em bom estado é apenas um dos benefícios da proteção veicular. Nossa recomendação é que você conte com uma APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro.

A EXCLUSIVE DO BRASIL oferece uma proteção veicular legal, confiável e que te deixa absolutamente tranquilo com relação a uma série de coisas, incluindo panes elétricas e mecânicas.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa equipe está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora! Por isso, se surgir alguma dúvida, fale conosco!