Quando as férias chegam, normalmente no final do ano, o primeiro pensamento de quem trabalhou por meses a fio é pegar a estrada e ir descansar respirando novos ares. O desejo é justo, a ideia funciona, mas é preciso tomar alguns cuidados com o carro antes de viajar.

A ida para a praia ou para um recanto no interior pode se tornar algo problemático se o veículo não estiver em condições de pegar a estrada e para evitar essas dores de cabeça, listamos algumas atitudes práticas que você pode tomar para ter uma viagem mais tranquila e segura.

Antes de viajar

Kit viagem

Para começar, vamos deixar uma coisa bem claro: viagens podem ser ótimas, mas como tudo na vida, estão sujeitas à ocorrência de imprevistos.

É possível se deparar com congestionamentos, estradas interditadas, pneus podem furar… É sempre bom pensar positivo, mas nem por isso é razoável sair sem se prevenir.

Seguindo esta linha, nossa primeira recomendação é que você não saia de casa sem antes fazer um pequeno “kit viagem”. Uma sacolinha com itens básicos de alimentação e higiene que podem ser necessários caso algo saia do roteiro.

Separe algumas frutas lavadas, papel higiênico, protetor solar, biscoitos e água. Esse pequeno grupo de itens pode fazer a diferença caso encontre um engarrafamento ou algum outro problema que te faça ficar na estrada por períodos maiores que os normais.

Cuidados antes de colocar o carro na estradaDescanse antes de viajar

Um dos erros recorrentes de vítimas de acidentes automobilísticos é tentar ignorar seus próprios limites. São pessoas que querem chegar rápido e vão com pressa, sem dormir ou ao menos sem dormir o suficiente.

Pegar a estrada é algo sério e envolve a vida de muita gente com quem você vai cruzar o caminho.

Se não for possível revezar o volante com alguém, durma por um tempo suficientemente longo para que você acorde totalmente disposto  para pegar a estrada no dia seguinte. Esse tempo de sono é imprescindível e pode fazer a diferença entre uma viagem de férias e o início de uma série de transtornos!

E o mais importante: não prossiga se sentir sono.

Se estiver com dificuldade de concentração ou sonolência, pare imediatamente e durma para repor as energias.

Veja a rota no Google Maps

Veja bem a rota pelo Google Maps

Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, procure sempre checar no Google Maps a rota que você está prestes a pegar.

Vale a pena checar as condições do caminho nos aplicativos de GPS e também em grupos de viagem onde as pessoas normalmente estão sempre disponíveis e com informações atualizadas sobre as estradas.

Isso é especialmente válido se for a primeira vez que você vai passar pelo trajeto! Tenha sempre o São Google à mão para não passar por dificuldades.

A manutenção do veículo

Uma revisão básica é sempre bem-vinda para assegurar que o veículo vai se comportar conforme o esperado na estrada.

Vale a pena pensar na troca do óleo, no alinhamento, no balanceamento e em vários outros itens essenciais para o funcionamento do carro.

Quando definir a data da viagem, prepare-se também para agendar a revisão do veículo para sair em segurança.

Durante a viagem

A cadeirinha das crianças

Também conhecidos como dispositivos de retenção, as cadeirinhas são indispensáveis para bebês e crianças e devem ser adequados à altura da pessoa.

Assentos elevatórios, o “bebê conforto” ou as cadeirinhas podem contribuir para a segurança de quem utiliza além de proporcionar conforto e tranquilidade para o motorista.

Obviamente, a falta desses itens também configura infração de trânsito e pode render “bons” prejuízos em caso de fiscalização.

Um estudo norte-americano concluiu que este tipo de acessório pode reduzir em até 45% o risco de morte em casos de acidentes.

Em outras palavras…

Não negligencie! Use os dispositivos de retenção para bebês e crianças!

O cuidado com os pets

Cães e gatos também não podem ser ignorados. Além de se preocupar com o bem estar dos bichinhos, é preciso cuidar deles por questões de segurança, afinal, já imaginou o problema se o gato resolve ficar pulando de um lado para o outro no interior do carro?

Qualquer animal de estimação deve ser transportado corretamente dentro do carro. Isso significa que não devem ir soltos nos bancos ou no colo de algum passageiro.

Esqueça a ideia de deixar o cão com a cabeça pra fora do carro, ok?

O correto é utilizar acessórios apropriados para pets. Assim como existe a cadeirinha para crianças, existe itens específicos para os pets.

Caixa de transporte, cinto de segurança específico… Varia de animal para animal e também de acordo com seu porte.

O cuidado com as malas

O cuidado com a mala

Sim! A mala também requer uma certa dose de atenção. É que andar com as malas soltas na parte traseira do carro pode desestabilizar o veículo, tirar a atenção do motorista e provocar danos à própria bagagem.

Procure distribuir o peso ao colocar as malas no carro. Esteja ciente de que acessórios que permitem armazenar bagagens no teto do veículo podem alterar o centro de gravidade do carro e isso influencia diretamente no seu comportamento em curvas.

É sempre válido lembrar que, em caso de frenagens bruscas ou acidentes, as malas podem se transformar em projéteis e tê-las bem fixadas no porta-malas se mostra ainda mais importante nestas situações.

Escolha o melhor horário

Tirar o carro da garagem em horário de pico é pedir para ficar agarrado. Horários alternativos podem evitar congestionamentos especialmente durante sextas-feiras e feriados.

Sempre que for possível vale a pena sair um pouco mais cedo para evitar o trânsito pesado do horário do rush.

Normalmente esse horário varia de 7 às 10 da manhã e de 17 às 19h. Evitar essas janelas de tempo pode render uma grande economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro, especialmente em tempos como este, em que a gasolina já é encontrada por mais de R$6,00 em alguns postos.

Pronto para colocar o carro na estrada?

Exclusive Proteção VeicularA viagem é pode ser muito mais prazerosa se for feita de forma segura e consciente. Antes de viajar, fique atento a esses pontos e, claro, conte sempre com a EXCLUSIVE DO BRASIL para ter a proteção veicular legal e confiável que você precisa.

Nosso serviço de proteção fornece serviço de chaveiro, borracheiro, reboque e vários outros benefícios.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis.

Nossa equipe está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora! Por isso, sempre que precisar, fale conosco!