Uma pergunta que nos fazem frequentemente é essa do título: como funciona a Associação de Proteção Veicular. Como são os processos internos, como é feita a admissão de novos associados, como é o dia a dia da Associação e quais as obrigações da associação de proteção veicular em algumas situações específicas. Para esclarecer essas e outras perguntas, separamos a publicação de hoje para falar especificamente sobre isso.

Contudo, como sempre, vamos começar do princípio e falar um pouco sobre o que é a associação e em seguida falamos sobre seu funcionamento, ok?

O que é uma Associação de Proteção Veicular?

AssociaçãoConforme consta no nosso regulamento, a Associação de Proteção Veicular, também conhecida como APV, é uma associação civil dotada de
personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos.

Isso significa A APV é um grupo de pessoas que se reuniu para resolver um problema específico, a proteção dos veículos de seus integrantes e, com o passar do tempo, acabamos fazendo mais que a proteção dos carros, motos e caminhões, mas também distribuímos outros benefícios.

Se você nos acompanha há algum tempo, deve se lembrar que já falamos sobre o que é a proteção veicular e como ela funciona. Por isso não vamos nos aprofundar no serviço e sim na Associação, que é o objetivo da postagem de hoje.

Como funciona a Associação de Proteção Veicular?

A Associação de Proteção Veicular funciona como uma empresa comum. Seu atendimento comercial tem horário de funcionamento definido, com hora pra chegar e hora pra ir embora. Nossa Assistência 24 horas está disponível a qualquer momento para ajudar e nossos funcionários trabalham ativamente para o cumprimento do objetivo de todos os associados: promover a segurança do veículos de todos.

Associação de Proteção Veicular é legal?Tirando o fato de não termos o lucro como objetivo, a APV trabalha de forma árdua para manter sua capacidade de arcar com os custos de todos os incidentes que por ventura possam acontecer com os associados.

Temos um setor de cobrança para entrar em contato com associados caso esqueçam ou não possam efetuar o pagamento. Temos um setor jurídico que analisa todas as questões sob o prisma da lei e também temos várias regionais espalhadas pelo país.

Para saber mais sobre o embasamento legal da Associação de Proteção Veicular, acesse:

De forma resumida:

“A Associação de Proteção de Veículos funciona como qualquer outra empresa, a diferença é que o recurso proveniente das mensalidades é destinada para o reparo dos veículos dos próprios associados e não para geração de lucros e dividendos dos diretores.”

Essa é a diferença primordial entre uma associação e uma empresa de seguros. Para saber mais, acesse:

O surgimento da Associação de Proteção Veicular

No Brasil, as primeiras Associações de Proteção Veicular surgiram em meados dos anos 1980, no estado de São Paulo. Contudo, a ideia só começou a crescer posteriormente na cidade de Betim, em Minas Gerais, quando os caminhoneiros que transportavam veículos, cargas inflamáveis e outros tipos de cargas, não conseguiram trabalhar com seguradoras convencionais.

Na época, os caminhoneiros que trabalhavam com algumas cargas específicas viam nas seguradoras tradicionais um custo elevadíssimo, que podia chegar a 50% do valor da carga. Outros, nem tinham a possibilidade de pagar para fazer o seguro pois o mercado securitário simplesmente não fazia a cobertura.

Como se não bastassem os caminhoneiros, vários outros perfis ficavam impossibilitados de contratar essa segurança patrimonial: taxistas, empresas de locação de veículos, motoristas que tinham veículos de passeio mais antigos ou de alto risco de furto/roubo…

Naquele tempo diversos perfis também eram excluídos em função de informações como endereço, restrições financeiras, histórico de acidentes, etc. Dessa forma restritiva, as seguradoras tradicionais cobriam apenas 25% do mercado.

Foi nessa conjuntura que a Proteção Veicular surgiu. Em um mercado absolutamente carente de alternativas de proteção patrimonial e veicular.

Desde a origem das associações de proteção de veículos no Brasil, esse serviço se mostrou uma excelente solução para a insegurança pública e também para o total descaso por parte das empresas seguro tradicional.

As associações hoje em dia

O serviço de proteção veicular oferecido hoje funciona de forma simples e sem burocracia. Aqui na EXCLUSIVE DO BRASIL não fazemos análise de crédito, não consultamos o SPC nem o SERASA, não analisamos também o perfil do motorista, seu histórico de acidentes, furtos e roubos…

Basta solicitar enviar seus dados e os dados do veículo! Simples, rápido e objetivo!

Obviamente existe um regulamento vigente e ele precisa ser lido e muito bem compreendido, mas, em linhas gerais, você tem uma série de benefícios a partir do momento em que se associa.

Cada Associação oferece seus diferenciais. Aqui temos um clube de benefícios, que é a possibilidade de ter descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros.

Oferecemos também acesso a táxi, hospedagem, socorro elétrico, socorro mecânico, chaveiro, reboque e central de atendimento a qualquer hora do dia.

Garantimos o pagamento de 100% da tabela FIPE em casos de furto, roubo ou perda total do seu carro. Além de furtos e roubos, cobrimos colisões, incêndio, chuvas de granizo, inundação, alagamento e muito mais.

Para saber exatamente como funciona nosso serviço de proteção, não deixe de ler o regulamento.

Dúvidas quanto ao funcionamento das APVs?

Exclusive Proteção VeicularA EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Temos uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, esperamos que tenha ficado claro como funciona a Associação de Proteção de Veículos.

Qualquer dúvida que tenha permanecido, fale conosco! Estamos sempre à disposição! Grande abraço e até a próxima!