Todo mundo já ouviu dizer que o veículo perde muito valor quando sai da concessionária. É o efeito implacável da depreciação.

Como nossa meta é te ajudar a ter mais tranquilidade gastando menos dinheiro, listamos aqui uma série de dicas para você evitar a desvalorização do veículo. Dicas diretas, objetivas, para que você consiga manter um bom valor de revenda do seu carro, da sua moto ou mesmo do seu caminhão, até o dia que decidir vender de fato.

Vamos aprender?

Depreciação. O que é e como calcularA desvalorização do veículo

Falamos em um outro texto especificamente sobre a depreciação. Para recapitular, vamos ao conceito de depreciação.

Depreciação pode ser considerado um sinônimo de desvalorização. É um processo que acontece com todos os bens duráveis que você compra, seja ele um carro, uma moto, um caminhão, uma máquina, um equipamento eletrônico, etc.

A depreciação consiste na redução gradual do valor de um determinado item devido ao seu tempo de vida ou de uso.

O cálculo da desvalorização de veículos

Na publicação sobre depreciação, mostramos um exemplo prático de como calcular a depreciação em veículos.

De forma resumida, podemos considerar a seguinte fórmula:

Valor no ano anterior – Valor no ano seguinte / Valor no ano anterior;
Multiplica o resultado acima por 100.

Como reduzir a desvalorização do veículo

Manual e chave reserva do veículoMantenha os itens de fábrica

A primeira dica para reduzir a desvalorização do veículo é manter seus itens de fábrica sempre bem cuidados.

Manual do proprietário, chave reserva e quaisquer outros itens inclusos devem permanecer intactos para que o próximo comprador veja seu zelo com o veículo.

Ainda nesta linha de raciocínio, procure manter todas as etiquetas do veículo em seus respectivos lugares. Isso deixa claro que seu compromisso com o veículo vai muito além do que você diz ter.

Cuide e mantenha o registro das trocas de óleo

Trocar o óleo do motor é uma das principais tarefas dos motoristas que se importam com a durabilidade do veículo.

Se o manual determina que o óleo seja trocado de 5000 em 5000 quilômetros, faça questão de trocar e deixar sempre registrado a data da troca.

Um veículo com 200000 quilômetros rodados sem nenhum registro de troca de óleo pode passar a impressão de negligência, mesmo se você tiver feito a troca de forma impecável. Por isso, mantenha o registro das trocas de preferência no próprio manual do proprietário.

Mantenha as pastilhas de freio no radar

Pastilhas de freioA manutenção preventiva de um veículo também passa pela verificação dos freios e a troca das pastilhas, assim como a troca do óleo, deve ser feita com uma frequência previamente estabelecida.

Existem veículos que rodam mais e outros que rodam menos. Por isso, procure fazer a troca assim que identificar um barulho metálico durante as frenagens.

Carros usados com poucas trocas das pastilhas podem ter os discos de freio danificados e isso é nítido para quem conhece minimamente de mecânica. Nesse cenário a desvalorização do seu veículo seria incrivelmente alta por motivos óbvios.

Além das pastilhas, procure checar os fluídos de freios sempre que possível. Normalmente são trocados anualmente, mas quem vai determinar a necessidade é o seu mecânico. É um serviço rápido, barato e que garante a segurança do sistema de freios e a redução da depreciação do veículo em caso de venda.

Não negligencie a pintura

É importante manter a pintura do veículo sempre nova. Faz bem aos olhos, mas também evita a desvalorização na hora da venda.

Não significa que você tem que pintar o carro todo ano! A ideia é tomar alguns cuidados para MANTER a pintura do veículo conservada.

Pode não parecer, mas é preciso ter pressa para fazer o reparo na lataria em caso de riscos, batidas e outros problemas. Afirmamos isso pois mesmo quando a gente não enxerga a olho nu, a pintura desgastada pode estar expondo a lataria às chuvas e isso proporciona o surgimento de focos de ferrugem.

Também é importante ter em mente que o acúmulo de sujeira também pode favorecer o surgimento de riscos, portanto, lavar o veículo ao menos uma vez por mês é uma atividade que faz muito bem para evitar a desvalorização do seu queridinho.

Faça uma revisão antes de vendê-lo

Revisão antes de vender o carroÉ preciso estar ciente dos problemas do carro para vendê-lo com tranquilidade e com honestidade. Para além disso, o valor que o comprador estará disposto a pagar por um carro 100% revisado é consideravelmente maior do que ele pagaria por um carro em situação “desconhecida”.

Limpeza, revisão e higienização podem fazer toda a diferença no valor que você vai conseguir pelo seu carro. Fazer pequenos reparos antes mesmo de criar o anúncio do veículo pode te render milhares de reais e evitar momentos embaraçosos com o possível comprador.

Imagina o carro falhando na hora de ligar para mostrar para o comprador… Complicado, não é?

Para evitar esse tipo de coisa, faça uma revisão completa e deixe o carro como você gostaria de comprá-lo.

Veja também a causa de ruídos que podem chamar a atenção do comprador e remova esse tipo de problema de forma definitiva. Ninguém vai querer comprar um carro que parece uma banda de grilos, não é verdade?

Gostou das dicas para evitar a desvalorização do veículo?

Esperamos que com essas dicas você consiga reduzir a desvalorização do seu veículo e manter seu preço de venda o mais alto possível. A gente sabe que dinheiro não cai do céu e a inevitável depreciação já é responsável por boa parte da queda no valor do carro.

Exclusive Proteção Veicular

Se nos permite, uma outra advertência para reduzir a perda de dinheiro é contar com uma APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro.

A EXCLUSIVE DO BRASIL oferece uma proteção veicular legal, confiável e que te deixa absolutamente tranquilo com relação a uma série de coisas, incluindo panes elétricas e mecânicas.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa equipe está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora! Por isso, se surgir alguma dúvida, fale conosco!