Falamos diversas vezes nos últimos dias sobre o uso dos rastreadores de veículos e, como falamos de várias tecnologias de rastreamento, hoje vamos falar sobre a escolha do melhor rastreador veicular.

Aqui a gente é totalmente transparente e desde já deixamos claro: quando o tema é o acompanhamento do trajeto de veículos, não tem meio termo! Sempre terá um rastreador melhor para determinada situação.

Por isso, a conversa de hoje é exatamente sobre a escolha do rastreador veicular ideal para você.

Se não viu ainda as primeiras publicações sobre o tema, segue:

A escolha do rastreador veicular ideal

Rastreador de veículosCiente da importância do rastreador veicular, você pode ser um dos que se perguntam qual o melhor dispositivo ou qual a melhor tecnologia de rastreamento de veículos.

Para te ajudar a comprar o rastreador certo para seu automóvel, seja ele um carro, uma moto ou um caminhão, vamos listar algumas coisas que você deve levar em consideração.

A rotina de uso do veículo

É preciso entender como o veículo é utilizado. Se você é um motorista de final de semana, que tem como principal objetivo proteger seu patrimônio em casos de furto ou roubo, a situação é uma.

Por outro lado, empresas podem possuir diversas necessidades que vão muito além da segurança patrimonial.

Para empresas, vale destacar elementos como o tamanho da frota, a sua área de atuação, o tipo da carga transportada e as características de cada um dos veículos da frota.

Nesse cenário empresarial, alguns vão precisar saber apenas da localização dos seus veículos, enquanto outros, por sua vez, vão precisar saber a distância percorrida, a velocidade instantânea além de informações como histórico da rota e outros dados.

O tipo de usuário

Empresas, especialmente as maiores, normalmente colocam o custo do equipamento, o custo da instalação e um possível custo mensal de manutenção na lista de despesas correntes.

Quando o usuário é um motorista comum, dono de um único veículo, esses valores podem acabar impedindo a utilização de um equipamento mais sofisticado.

Além disso, a disponibilidade de assistência técnica e a forma de pagamento do rastreador também podem influenciar a escolha do melhor dispositivo para rastrear o automóvel.

As especificações técnicas do rastreador

Rastreador veicular idealA primeira coisa para saber se um rastreador pode ser uma opção viável é sua homologação junto à ANATEL. Sendo um equipamento homologado você tem um bom ponto de partida para colocá-lo na lista de opções.

Depois de checar a questão da homologação, verifique a tecnologia usada no rastreador, sobre a qual já falamos no texto sobre os tipos de tecnologia para rastreamento veicular. Cada tecnologia apresenta vantagens e desvantagens e é preciso avaliar com calma cada uma das possibilidades levando em conta a sua realidade e a rotina do seu veículo ou da sua frota.

Se seu rastreador utiliza a tecnologia de satélites e GSM, é imprescindível que você verifique a qualidade do GPS. As antenas são externas para o sistema de satélite e são internas para o sistema GSM.

Quanto maior a qualidade dessa comunicação, mais eficiente será a transmissão de informações.

Um outro ponto é o fornecimento de energia: veja se a bateria permite ser recarregada e como funciona esse processo. Dependendo do trabalho, é melhor pensar em outra opção de rastreamento…

Um bom rastreador deve ser capaz de receber comandos via SMS, afinal, eles são utilizados para bloquear a ignição e travar o veículo em caso de roubo, sequestro, etc.

A qualidade da plataforma

Não adianta instalar um rastreador no carro se você não consegue saber onde ele está, certo? Não adianta ter um sistema excelente de rastreamento da sua frota se não é possível acessar a localização de cada veículo de forma individual ou em tempo real.

Para aproveitar o rastreador de verdade, é fundamental contar com uma boa plataforma de rastreamento. Na prática, você precisa ter um site ou outra maneira de acompanhar ao menos o trajeto que o veículo está percorrendo para ter a real noção do que está acontecendo com ele.

Normalmente são essas plataformas que se comunicam com o rastreador e disponibilizam as informações do veículo por meio de relatórios ou dados em tempo real.

Ainda sobre a plataforma, é sempre bom que ela seja responsiva, ou seja, acessível de qualquer dispositivo conectado à Internet. Se a plataforma é excelente, mas você só consegue acessar de um computador, provavelmente ela não deve te servir de forma completa pois é bem provável que você passe mais tempo com o telefone na mão do que em frente um computador.

A plataforma de gerenciamento do rastreador é quase a metade do serviço de rastreamento, por isso, deve ter um bom peso na hora de escolher o rastreador veicular ideal.

A escolha do rastreamento veicular ideal

Você provavelmente precisará de um tempo para digerir todas essas informações, mas certamente já estará mais preparado para escolher o rastreador veicular ideal para você.

A opção por um bom software e por um equipamento de qualidade é crucial para ter eficiência na hora de monitorar seu veículo, seja ele uma moto, um carro ou um caminhão.

Já dissemos aqui por algumas vezes, mas não custa repetir: a instalação de um rastreador veicular é extremamente útil e recomendada para a maior parte dos veículos, afinal, ninguém está imune a roubos e outros tipos de crimes. Contudo, “o seguro morreu de velho” e é sempre bom contar com uma proteção veicular para não ficar na mão em caso de furtos, roubos, acidentes, fenômenos da natureza e diversas outras coisas que podem representar riscos a você e ao seu veículo.

Além dessa proteção para o bolso, uma APV também proporciona todos os outros benefícios da proteção veicular.

Exclusive Proteção VeicularA proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa sempre está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje você está oficialmente apto a escolher o melhor rastreador veicular para a sua realidade. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais!