O Brasil está vivendo um momento complicado em que o preço da gasolina tem sido um motivo de destaque na escalada da inflação. Com o litro da gasolina comum ultrapassando a marca dos R$6,20, ao menos aqui em Belo Horizonte, o motorista procura se reinventar para economizar gasolina e fazer o máximo possível com cada tanque abastecido.

Pensando nesse drama, hoje decidimos fazer uma lista de recomendações para você gastar menos combustível e obter o máximo de rendimento do seu carro com o mesmo tanque.

Na prática, vamos te passar algumas estratégias e atitudes que podem fazer com que seu carro rode mais quilômetros por litro de gasolina.

Provavelmente você já conhece alguns, mas lhe garantimos que você deve aprender algumas coisas novas com a gente.

Vamos lá?

O consumo de combustível do carro

Veículos que possuem motor à combustão funcionam essencialmente da mesma maneira: “explodem” o combustível internamente e utilizam a força dessas pequenas explosões controladas para movimentar o carro.

Não é difícil imaginar que quanto mais pesado for o carro, ou mais longe você precisar chegar, maior será o gasto de combustível.

Como arrancar pedaços do carro ou reduzir a distância do trajeto normalmente não são opções viáveis para consumir menos gasolina, vamos às verdadeiras dicas de economia de gasolina…

Como economizar gasolina

Como economizar gasolinaUtilize as marchas corretas

Parece uma dica boba, mas é bom começar por ela para deixar claro que é preciso se reavaliar para ter a certeza de que você realmente está dirigindo da forma mais econômica possível.

A ideia de utilizar as marchas corretas se refere ao controle do torque e da rotação do motor. Quanto maior for a rotação do motor, (ou quanto mais alto for o barulho que o carro estiver fazendo) maior está o consumo do carro em um dado momento.

Na prática, o correto é dirigir tentando evitar que o motor ultrapasse as 4000 rotações por minuto (RPM).

Normalmente o painel do carro possui uma marcação para te orientar com relação à “duração” de cada uma das marchas.

Economize no ar condicionado

Outra dica para economizar gasolina é economizar no ar condicionado.

Isso mesmo! O ar condicionado do carro é um dos fatores que incrementam o consumo de combustível e, por isso, nossa recomendação é que você utilize o ar condicionado apenas quando for estritamente necessário.

Apesar do conforto, é um item que deixa cada quilômetro rodado com o carro mais caro.

Evite acelerar o carro sem necessidade

Carros mais novos, que contam com injeção eletrônica, já não precisam de “esquentar” antes de sair. Mesmo com o motor “frio” eles sempre conseguem ligar e funcionar perfeitamente.

Se o seu carro for flex, provavelmente ele conta com um reservatório de gasolina, que precisa ser abastecido à parte, que serve justamente para evitar problemas com o acionamento inicial em dias mais frios.

A ideia de aquecer o carro acelerando ele desengatado, além de ser um desperdício de combustível, desgasta as peças do carro desnecessariamente.

Mantenha a manutenção do carro em dia

Essa provavelmente você já sabia, não é mesmo?

Manter a manutenção em dia evita que o carro consuma mais combustível que o necessário e prolonga a vida útil dos componentes de forma individual e do carro como um todo.

Se você acompanha nossas publicações já deve estar ciente da importância da calibragem dos pneus, da importância da troca do óleo, etc.

Tudo isso contribui para manter o consumo de combustível dentro daquela faixa informada pelo fabricante.

Considere o peso no interior do carro

Como dissemos no início dessa publicação, o carro pesado vai consumir mais gasolina do que o carro vazio. A ideia é que quanto menos peso o motor tiver que carregar, menor será o consumo de combustível.

Por isso, apesar de não ser viável retirar pedaços do carro para deixá-lo mais leve, é sempre bom pensar se aquilo que você está levando é realmente necessário.

Economizar gasolinaO alinhamento e o balanceamento do carro

Se acompanha nossas publicações, também deve estar por dentro da importância do alinhamento da direção e do balanceamento das rodas.

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar.

Além disso, esses dois procedimentos evitam o aumento do atrito excessivo dos pneus com a pista o que acarretaria em um consumo desnecessário de gasolina.

Essa é uma dica de ouro para economizar gasolina: mantenha o alinhamento e o balanceamento do carro sempre em dia!

Pare de acelerar no sinal vermelho

Parece uma dica boba, mas se parar reparar vai perceber que muita gente acelera à toa parado no semáforo.

Sinal vermelho é para parar, não é para fazer controle de embreagem.

E isso não significa que você só precisa olhar o sinal quando estiver abaixo dele. Uma boa prática é observar como o trânsito está à distância, assim, você não precisa esperar chegar no sinal para brecar.

Dirigir observando o trânsito à frente é interessante pois, ao notar que o tráfego vai parar, você já começa a desacelerar de forma gradual economizando gasolina, pastilhas de freio e até mesmo os pneus.

Nada de movimentos bruscos

Se pudéssemos te dar apenas uma dica para economizar gasolina seria essa: não faça movimentos bruscos!

Procure dirigir de forma suave, observando a movimentação dos outros carros na via para saber com antecedência quando será necessário parar.

O mesmo vale para as arrancadas: evite pisar fundo no acelerador para conseguir torques fortes pois eles são os maiores responsáveis pelo alto consumo de combustível.

Dirigir de maneira agressiva é perigoso e provoca um desgaste perfeitamente “evitável” do motor.

Trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador é a melhor forma de economizar gasolina.

Sempre que possível, procure manter uma velocidade constante. Nas grandes cidades é impossível, mas ainda assim é um exercício que vale a pena!

Dicas valiosas para gastar menos combustível

Essas são as dicas mais valiosas para evitar o consumo de gasolina do carro. Se pensa em economizar gasolina, siga essas instruções e verá que seu quilômetro rodado pode ficar bem mais barato.

Ainda falando de economia, quando pensar em proteger seu carro de furtos, roubos, acidentes e fenômenos da natureza, conte com a proteção veicular da EXCLUSIVE DO BRASIL! É a forma mais fácil de proteger seu bolso em caso de imprevistos.

Além dessa proteção para o bolso, uma APV também proporciona todos os outros benefícios da proteção veicular.

Exclusive Proteção VeicularA proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis e estamos sempre prontos para sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Se gostou da publicação de hoje, sobre as dicas de economia de gasolina, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog!