Uma questão que está sempre presente na nossa atividade diz respeito ao conceito de Associação. Muita gente nos pergunta sobre o associativismo de forma indireta e vários não sabem sequer se a associação é uma atividade legalizada.

Por isso hoje vamos falar sobre o Associativismo, o que é e como funciona essa ideia de se associar a outras pessoas em torno de um determinado objetivo.

Vamos aprender?

Definição de Associativismo

Associativismo é a iniciativa de constituição de um grupo de pessoas que se reúne com o objetivo de prover a solução de problemas coletivos.

Definição de AssociativismoAlém da solução de problemas, o associativismo visa ajudar na superação de desafios e dificuldades do grupo. Essas problemas, desafios e dificuldades podem se apresentar no âmbito social, cultural, político, econômico, científico, etc.

A base do associativismo é a participação, a solidariedade, a união e a cooperação entre os associados em torno de um objetivo comum. Associar-se a um grupo permite mobilizar indivíduos que acreditam que é possível unir forças para transpor obstáculos.

É a representação prática da ideia de que “juntos somos mais fortes”.

Em outras palavras, o associativismo é a organização de pessoas que buscam sanar necessidades coletivas.

Base legal do Associativismo

Falamos frequentemente sobre a sustentação legal das Associações de Proteção Veicular.

Podemos nos basear no texto da própria Constituição Federal quando fala sobre a Liberdade de Associação.

O inciso XVII do artigo 5º da Constituição Federal diz o seguinte:

É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

Ou seja, se não for para lidar com armas de fogo, é possível se associar para resolver quaisquer problemas coletivos e é exatamente isso que uma APV faz.

Benefícios do Associativismo

AssociativismoO associativismo proporciona diversos benefícios para cada membro do grupo.

No universo da proteção veicular, cada sócio para um valor extremamente reduzido para o reparo do seu veículo quando ocorre alguma eventualidade.

Além da proteção veicular em si, nossa Associação nos permite distribuir benefícios que só conseguimos devido ao nosso poder de barganha junto às lojas, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Como se não bastasse, podemos também oferecer a proteção veicular para veículos que, no setor de seguros, jamais conseguiriam proteção. É o exemplo de carros antigos, caminhões, certos tipos de motos, etc.

Outro benefício do associativismo diz respeito à formação de um pensamento coletivo. Pensando de forma coletiva é possível orientar decisões, compartilhar de forma mais eficaz informações importantes de interesse do grupo, facilitar a comunicação, atuar de forma conjunta e em rede gerando resultados mais sólidos para os interesses dos associados.

Quando aplicado ao universo da proteção veicular, já listamos alguns dos principais benefícios em uma outra publicação:

Conclusão

O associativismo é uma ideia que traz mesmo inúmeros benefícios e a associação escolhida para proteger seu veículo pode te dar mais orientações sobre a melhor forma de se associar, como agir depois de se juntar ao grupo de acordo com seus direitos e seus deveres.

Quando há uma participação ativa, a Associação cresce e a democracia se faz de fato presente.

Agora que você já sabe exatamente o que é o associativismo e como ele pode te ajudar, entre em contato conosco e proteja seu veículo! Você dirige segura, evita surpresas indesejadas sem a necessidade de pagar os altos valores cobrados pelo setor de seguros privados.