Escrevemos uma publicação com algumas dicas para o pneu durar mais e, na lista, incluímos a calibração dos pneus. Em resumo, podemos dizer que a pressão interna dos pneus deve estar sempre ajustada para evitar o desgaste prematuro ou irregular do pneu, para garantir uma direção segura e um consumo de combustível otimizado.

Apesar de parecer um tema simples, muita gente tem dúvida sobre a forma correta de calibrar o pneu. Nem precisamos dizer da quantidade de pessoas que fazem a calibração de formas equivocadas, não é mesmo?

Se não quer fazer parte desse grupo que consome mais combustível e troca de pneus com uma frequência maior, veja aqui a forma certa de ajustar a pressão dos pneus.

Calibrar o pneu frio, sempre!

A forma correta de calibrar o pneuA calibração do pneu precisa ser feita no início do trajeto. O ideal é ter um calibrador em casa para começar a calibrar antes mesmo de dar partida no carro. Entretanto, como essa não é a realidade das pessoas, especialistas dizem que um limite de até três quilômetros é aceitável para checar o ar dos pneus.

Na prática, recomendamos que você calibre o pneu somente em postos próximos da sua garagem e sempre no início do dia. O ideal é que esse ajuste seja feito em temperatura próxima à ambiente.

Se não for possível e você precisar calibrar o pneu depois de ter rodado bastante, adicione mais 2 ou 3 libras a mais para compensar a expansão do ar já existente no interior dos pneus.

Calibrar o pneu ao menos semanalmente

A frequência da calibração, ou calibragem, também é um item muito negligenciado entre os motoristas.Tem gente que só calibra o pneu quando vai viajar e depois reclama do custo da troca dos pneus.

Difícil entender, não é mesmo?

A dica aqui é fazer a calibração toda semana, sempre na segunda-feira, antes do trabalho. Sempre no domingo, antes de sair. O dia você pode escolher de acordo com a sua rotina.

O que não pode ser feito é esquecer de checar a pressão dos pneus e deixar para fazer uma vez por ano.

Siga a calibração do fabricante do pneu

Não importa se você tem 60 quilos ou se tem 120 quilos. Quem determina a pressão interna dos pneus do seu carro é o fabricante deles.

Não fique pensando demais sobre o peso do carro e fazendo longos cálculos para saber quantas libras você deve colocar no pneu. Apenas leia o que o fabricante determina e siga.

Observe que o fabricante do carro determina uma pressão nos pneus para que eles trabalhem com carga mínima (algo como duas pessoas e uma mala) e uma pressão maior para que os pneus trabalhem com carga máxima (algo como cinco pessoas e várias malas).

É importante pensar qual será a utilização a ser feita do veículo para calibrar o pneu de acordo com a situação que está por vir.

Obviamente existem casos em que se faz necessário verificar duas vezes essa questão, mas, via de regra, apenas siga o que o fabricante diz e seus pneus estarão sempre bem calibrados. Você pode encontrar a calibração certa dos pneus no manual do proprietário do veículo ou em etiquetas coladas em locais específicos que variam de veículo para veículo.

Não esqueça de calibrar o estepe

Calibrar o pneu corretamenteA calibração do estepe é tão importante quanto a calibração dos pneus em uso. Não é para menos, afinal, nunca se sabe quando ele estará em uso.

Se você conta com nossa proteção veicular você tem uma central 24h à sua disposição para solicitar ajuda com troca de pneus. E esse é apenas um dos benefícios da proteção veicular.

De todo modo, mantenha o estepe calibrado até como um exercício para checar sempre seu estado de conservação. Como a gente diz aqui em Belo Horizonte:

“O seguro morreu de velho!”

Escolha bons locais para calibrar o pneu

Se você vai sempre ao mesmo posto de gasolina para abastecer e calibrar o pneu, você pode estar utilizando um equipamento mal calibrado.

Isso mesmo! O calibrador do pneu também precisa ser calibrado!

É sempre bom procurar saber sobre a calibração do calibrador para certificar-se de que a pressão interna dos seus pneus é realmente aquela mostrada no visor do calibrador.

Para facilitar, procure calibrar os pneus em lojas que vendem pneus ou em oficinas especializadas. Normalmente esses estabelecimentos dão mais atenção ao calibrador de pneus do que os postos de combustíveis.

Encheu o pneu e ele segue esvaziando?

Quando se trata de calibração de pneus não há ciência de foguete! Se ele não está segurando a pressão é porque o ar está vazando e isso normalmente significa um furo ou um problema na válvula.

Calibre o pneu novamente e se dirija para um local onde você possa checar o que está acontecendo. Um mecânico ou uma loja especializada em pneus pode identificar o problema facilmente e, independente do que for, provavelmente o reparo poderá ser feito na hora.

Essa é a forma correta de fazer a calibragem do pneu e o mesmo vale para utilitários e caminhões. Com exceção do estepe, vale também para motocicletas. Portanto, envie essa publicação para seus amigos motoristas. É possível que ele não saiba alguma dessas dicas.

Exclusive Proteção Veicular

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